Um novo momento de polarização no Brasil. Mas… de novo!? Para os brasileiros, isso parece reprise de novela! Mas, como sempre, momentos desafiadores também criam oportunidades para aqueles que se adaptam. Para negócios inovadores que procuram falar a língua dos consumidores latinos, complience, transparência e o empoderamento são potentes estratégias para ancorar seu negócio.

Para superar a crise de confiança brasileira e se adaptar ao tempo das redes sociais, as marcas apostam em conceitos como complience, transparência e “empoderamento” para atrair consumidores, segundo estudo publicado em março pela TrendWatching, que analisa tendências de consumo.

A pesquisa foi feita com base na análise de um banco de inovações do instituto, constituído por cases inovadores adotados por empresas, e em um estudo publicado no início do ano, mostrou que a confiança dos brasileiros nas empresas caiu de 65% para 61% em um ano.

Para TrendWatching, a crise política no país e os movimentos pelos direitos das minorias contribuíram para uma mudança de estratégia por parte das empresas, que renovaram práticas e produtos.

Esse movimento é importante para as marcas se diferenciarem no mercado, diz Rodrigo Prando, cientista social e professor de empreendedorismo da Mackenzie, em São Paulo. “As lojas vendem cada vez mais experiência, em vez da mercadoria em si.”

Mas é preciso tomar cuidado para que esses diferenciais não aumentem muito o preço dos produtos. “As pessoas não estão dispostas a pagar muito mais por mercadorias ligadas a marcas engajadas”, diz Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV.

Existem muitas formas de colocar os conceitos apontados pela TrendWatching em prática. O estudo cita como exemplo de transparência, no âmbito global, uma marca de vinhos, que fornece aos consumidores detalhes sobre a produção de cada garrafa, desde a origem das uvas usadas.

As empresas se conectam cada vez mais com os consumidores, estabelecendo uma relação mais horizontal e menos hierarquizada.

No quesito “empoderamento”, a TrendWatching destacou a coleção de livros argentinos “Antiprincesas” e “Anti-Heróis”, que quer oferecer novos modelos de referência a crianças, como Frida Kahlo e Eduardo Galeano.

As empresas também podem dar mais poder ao consumidor com o uso de canais de comunicação eficientes e dinâmicos, mostra o estudo que:

Os brasileiros encontraram nas tecnologias o seu melhor amigo e herói.

Conclusão

A maioria das pessoas no Brasil pensam que o sistema é falho. Mas por uma margem esmagadora, são as empresas e marcas  que eles confiam acima de tudo. Elas estão procurando por empreendedores para construir um futuro melhor.

É uma responsabilidade, certo? Mas também uma oportunidade incrivelmente poderosa.

As marcas e os empreendedores que intensificam a lealdade e o justo estarão nadando com a maré da história. Eles também estarão garantindo seu próprio futuro.

E é a única maneira de fazer isso é criar valor positivo para pessoas em qualquer região.

Então, volte para sua equipe e ajude na construção da resposta para:

Como podemos fundamentar nossas ações na transparência e capacitação?

Texto baseado no original: http://trendwatching.com/quarterly/2017-03/truthful-consumerism-latin-america/

Sumário
Compliance, Transparência e Empoderamento Estratégia de Marca em meio ao Imbróglio Político
Nome do Artigo
Compliance, Transparência e Empoderamento Estratégia de Marca em meio ao Imbróglio Político
Descrição
Complience, transparência e o empoderamento são potentes Estratégias de Marca para ancorar seu negócio em momentos de crises institucionais e políticas.
Autor
Opp.ag Propaganda & Marketing
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