O quê profissionais de Marketing tem a aprender com os profissionais de TI e o quê profissionais de TI tem a aprender com os profissionais de Marketing.

Artigo recente publicado na revista de negócios Harvard Business Reveiw mostra o quanto o Marketing e TI tem dificuldades na comunicação e no alinhamento de visões.

O mercado digital transformou em imperativo de negócios que toda empresa seja, de alguma forma, uma empresa de tecnologia.

Assim, os departamentos de TI e Marketing são retirados de seu papel tradicional, ampliar suas visões, desenvolver novas habilidades para colaborar com toda a empresa.

Hoje, mais do que nunca, observa-se o quanto o marketing é impulsionado pela tecnologia.

Os executivos de marketing estão sendo encarregados de aprimorar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente, aumentar o número de clientes e atingir as metas de fidelidade.

Pesquisa recente com diretores de marketing, descobriu que mais de um terço dos CMOs acreditam que o marketing digital será responsável por 75% ou mais de seus gastos nos próximos cinco anos.

Isso inclui tudo, desde anúncios em ferramentas de busca (links patrocinados) e otimização de sites (SEO) até o desenvolvimento de aplicativos móveis e ferramentas para personalizar experiências na web

Outra pesquisa com diretores de TI  descobriu que 61% acreditam que a mineração de big data (dados em larga escala) para a inteligência de negócios já teve um impacto comercial, seguida pela Internet das coisas (48%), expansão do público digital (41%), e geotagging (geomarcação) e rastreamento global dos consumidores (39%).

A grande maioria dos entrevistados acreditava que esse impacto será ainda maior no futuro.

No entanto, executivos de marketing e TI muitas vezes não falam a mesma língua nem entendem os KPI’s e as estratégias uns dos outros. Uma das diferenças comuns é que o primeiro foca em adotar as tecnologias mais recentes, enquanto o segundo foca em infra-estrutura, segurança e arquitetura empresarial.

Essa divisão pode ser superada. Algumas táticas podem ajudar a construir uma parceria melhor entre marketing e TI, para que possam alcançar seus objetivos, maximizar os investimentos da empresa e garantir que as novas tecnologias funcionem.

Alinhar as visões. A melhor maneira de evitar problemas é trabalhar juntos no plano inicial, para garantir que as duas áreas estejam alinhadas desde o início.

Comunicação intensa. A comunicação intensa entre ambas as equipes dever ser estimulada pelos líderes em todos os momentos.

Quando não há comunicação, descobre-se facilmente que equipes que trabalham em vários projetos competem por parcelas do mesmo orçamento.

Um exemplo que pode ilustrar são projetos de marketing digital, que muitas vezes envolvem TI para serem realizados. Para o Marketing teriam prioridade máxima. No entanto, a TI esta focada em uma tarefa em outro departamento da organização.

Empatia pelo outro. Ambas as partes devem tentar entender melhor as diferenças de cada uma. Para os líderes de TI, é uma missão crucial se colocar no lugar do cliente e como os seus conhecimentos de TI podem ajudar nessa missão.

Sempre haverá desafios quando pessoas diferentes de uma organização se reúnem para desenvolver novos caminhos. Hoje, Marketing e TI se tornarão ainda mais misturados.

Estimular que as equipes se reúnam, estimular a comunicação e o planejamento para continuar construindo relacionamentos saudáveis são fatores primordiais para que a organização se conecte mais e melhor com seus clientes consumidores.

Sumário
Marketing e TI trabalhando juntos, mais do que nunca!
Nome do Artigo
Marketing e TI trabalhando juntos, mais do que nunca!
Descrição
O quê profissionais de Marketing tem a aprender com os profissionais de TI e o quê profissionais de TI tem a aprender com os profissionais de Marketing.
Autor
Opp.ag
Iniciar o Chat
Consulte-nos!
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Marketing.