Uma das maiores transações do futebol ocorreu nos últimos dias, o PSG pagou 222 milhões de euros (R$ 815 milhões) ao Barcelona para contratar o jogador, o maior valor já visto em uma transação do futebol, isso equivaleria a mais de R$ 300 mil por dia – ou a R$ 12,5 mil por hora, mas muita gente está questionando esse valor. Neymar vale tudo isso mesmo? Ele joga tudo isso?

O que deve ser analisado é o que Neymar vai trazer ao Clube.

Devemos analisar tudo isso no aspecto de uma marca, o que uma marca pode trazer para uma organização, e o jogador Neymar além de um excelente jogador é uma Marca muito forte.

Esse ativo chamado Neymar vai gerar um retorno de milhares de euros para o PSG, em muitas áreas, como bilheterias, produtos licenciados, royalties da marca e mais, atrairá novos patrocinadores para o PSG, proporcionando assim muito mais receita ao clube.

Vamos alguns exemplos que já aconteceram logo após a contratação do jogador, segundo o presidente do PSG Nasser Al-Khelaifi o efeito Neymar já fez o clube crescer  500 milhões de euros, e mais, as  vendas na loja virtual após o anúncio da contratação do brasileiro em apenas duas horas chegaram a 500 mil euros.

São esses fatores que nos dão as respostas para essa transação desta magnitude, o poder de uma marca forte, o valor de uma marca é um ativo intangível.

E os clubes europeus passaram a “internacionalizar” sua marca e, com isso, multiplicaram seus lucros.

As receitas destes clubes aumentam a cada ano, porque as marcas destes clubes europeus se tornaram globais.

O PSG tem programa de associação de membros mundial, onde qualquer um pode se associar no mundo inteiro. Hoje os clubes se tornaram potências globais.

Portanto não são fatores somente da habilidade de um atleta, é claro que isso conta, e muito, mas hoje devemos ver o fator marca e isso os grandes clubes gerenciam com muita competência o Branding, que é a gestão da marca.

A marca é extremamente importante para o sucesso de uma organização e todos nós sabemos que hoje os grandes clubes de futebol principalmente no exterior são verdadeiras empresas, muito bem estruturadas e administradas.

A gestão da imagem do negócio ou do produto pode tornar sua organização reconhecida e trazer vantagens competitivas e claro, lucros.

Os consumidores são influenciados por uma marca, e consequentemente se fãs, exibindo com muito orgulho e com isso promovendo cada vez mais. Hoje é extremamente importante a gestão de uma marca para uma organização, ela trará visibilidade, crescimento e lucros para a empresa.

Portando quando ocorrem novas transações como essas, deveremos ver também com outros olhos os motivos destas grandes cifras, são ações visando investimentos a curto e a longo prazo, isso é o poder de uma marca forte.

Sumário
O valor de uma marca chamada Neymar
Nome do Artigo
O valor de uma marca chamada Neymar
Descrição
Uma das maiores transações do futebol ocorreu nos últimos dias, o PSG pagou 222 milhões de euros (R$ 815 milhões) ao Barcelona para contratar o jogador, o maior valor já visto em uma transação do futebol, isso equivaleria a mais de R$ 300 mil por dia - ou a R$ 12,5 mil por hora, mas muita gente está questionando esse valor. Neymar vale tudo isso mesmo? Ele joga tudo isso?
Autor
OPP ag
Iniciar o Chat
Consulte-nos!
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Marketing.