O valor da mídia social é uma realidade e, para as pequenas e médias empresas a mídia social desempenha um papel cada vez mais crucial para impulsionar as vendas, fornecer atendimento ao cliente, aumentar a presença digital e desenvolver o reconhecimento da marca. A mídia social aliada às ações muito bem planejadas podem se tornar aliadas de ótimo custo-benefício para a prosperidade nos negócios.

Quando se trabalha em uma pequena empresa, você provavelmente está muito limitado. Contudo sabemos que os usuários de mídia social interagem regularmente com empresas nas quais estão interessados. Como a mídia social pode ser um recurso gratuito para o seu negócio, sugerimos que você comece a investir em ações profissionais no reconhecimento de sua marca nesses aplicativos. Aqui, o que tem que estar claro é que existe uma linha tênue, mas crucial, entre “exposição” e Marketing.

Determine Suas Metas de Mídia Social

A primeira e mais crítica etapa na definição da estratégia nas redes sociais é definir metas viáveis para sua marca. Antes de começar a desenvolver essas metas, você deve concluir uma auditoria do estado atual de sua presença nas mídias sociais.

Depois de estabelecer uma linha de base, você deve começar a determinar o que é importante para você e sua marca. Dê uma olhada em sua estratégia geral de negócios e procure maneiras de ajustar sua abordagem atual para melhor atender aos seus objetivos. Seus objetivos podem variar de pequenas melhorias, como estabelecer um padrão de postagem, ou algo mais elaborado, como estabelecer seguidores ou aumentar as vendas ao consumidor ou contatos (leads) em seu website.

Pesquise Quais Redes Sociais São Mais Adequadas Para Sua Empresa e Marca

Quando você está ocupado administrando seu negócio, a última coisa que deseja fazer é gastar tempo em ações que não beneficiem seu negócio. Cada plataforma de mídia social pode ajudar sua marca de maneiras diferentes, e restringir sua escolha a apenas algumas plataformas selecionadas permitirá que você concentre seus esforços. Então, como você escolhe a plataforma de mídia social mais benéfica para o seu negócio?

Em que canal (is) está o seu público-alvo?

Antes de selecionar quais plataformas são mais apropriadas para sua estratégia de mídia social, você precisa determinar seu público-alvo . Depois de identificar quem você está tentando alcançar, será mais fácil concluir em quais plataformas esse público está ligado.

Algumas perguntas que você deveria se perguntar são:

•          Quem é seu cliente típico?

•          Quantos anos eles têm e que gênero é mais comumente interessado?

•          O que eles estão interessados fora de seu produto e serviço?

•          Seus clientes costumam ser clientes recorrentes ou consumidores habituais ou esporádicos?

Agora que seu público foi traçado e você entende seus objetivos nas redes sociais, pode começar a investir tempo em plataformas específicas.

Linkedin

Mais de 30 milhões de empresas usam o LinkedIn para negócios. Não apenas porque é a rede social mais proeminente para recrutar e contratar os melhores talentos. Com mais de 690 milhões de membros, mais e mais marcas estão usando o marketing do LinkedIn para fazer networking, conectar-se e vender.

Existem ferramentas de marketing do LinkedIn disponíveis para todos os tamanhos e tipos de empresas, de pequenas a grandes e de B2B a B2C. Consulte-nos para usar o LinkedIn para negócios, equipá-lo com as melhores ferramentas e ajudá-lo a obter o máximo de sua estratégia de marketing do LinkedIn.

Dicas Rápidas Para o Linkedin

  • Compartilhe conteúdo oportuno e relevante para seu público alvo
  • Chame a atenção com uma imagem ou vídeo
  • Mantenha o texto curto. Se você escrever uma postagem mais longa, use quebras de parágrafo ou marcadores para torná-la mais legível
  • Descreva as principais estatísticas, pontos e citações
  • Inclua uma frase de chamariz clara e simples
  • Nomeie o público que você está tentando alcançar (por exemplo, “chamando todos os criativos” ou “você trabalha como pai / mãe?”)
  • Marque as pessoas e as páginas mencionadas
  • Faça uma pergunta para solicitar respostas
  • Crie enquetes do LinkedIn para feedback e engajamento
  • Inclua duas a três hashtags relevantes de forma natural
  • Escreva títulos fortes para artigos
  • Responda aos comentários em um curto espaço de tempo para incentivar mais engajamento. Isso é muito importante, rede social não é um “monólogo”.

Instagram

O Instagram se tornou rapidamente um dos aplicativos de crescimento mais rápido para jovens adultos. O Instagram conta com fotos e vídeos para se conectar com seu público, oferecendo à sua empresa a chance de retratar seus produtos de forma criativa. Como resultado, essa plataforma funciona bem para empresas de base visual, como arte, alimentos, varejo, beleza e indústrias de nicho. O Instagram é um lugar extremamente útil para o sucesso de empresas de qualquer tamanho. As pequenas empresas têm a oportunidade de tirar proveito de seus recursos exclusivos, como a página “Para você”, hashtags, geotagging, IGTV, entre outros. O Instagram tem um algoritmo complexo que prioriza perfis que usam hashtags de 7 a 10, geotags populares e compartilha conteúdo relevante usando vários recursos. O Instagram é uma necessidade para qualquer marca de pequena empresa para o consumidor.

Dicas Rápidas Para o Instagram

  • Defina claramente seus objetivos
  • Defina uma Identidade Visual para sua marca no Instagram
  • Conheça o seu público
  • Otimize seu perfil
  • Crie conteúdo visualmente atraente
  • Escreva ótimas legendas
  • Use hashtags com sabedoria
  • Envolva-se: engajamento é tudo
  • Teste os “stickers” e os botões para vale-presentes, por exemplo
  • Crie expectativa
  • Faça Transmissão ao vivo
  • Crie uma loja no Instagram
  • Experimente Instagram Reels
  • Experimente uma parceria com um influenciador
  • Expanda seu público com anúncios do Instagram
  • Refine sua estratégia com análises

Facebook

O Facebook tem 2,89 bilhões de usuários ativos por mês e, com uma grande quantidade de usuários diários, é essencial entender o objetivo principal para o usuário médio do Facebook. Nos Estados Unidos, o usuário médio do Facebook tem 40,5 anos e usa a plataforma para se conectar com velhos amigos e manter relacionamentos atuais. O Facebook pode ser uma ótima escolha se sua marca está focada em um público mais velho ou se seu objetivo é construir uma sequência dedicada de clientes, e você precisa de uma maneira de se manter em contato com eles. Para que sua marca seja encontrada no Facebook, você deve garantir que sua página comercial do Facebook seja pública e utilize o poder das imagens em suas postagens diárias.

Twitter

O Twitter é uma excelente plataforma para aumentar o reconhecimento de sua marca. O Twitter usa hashtags para mostrar tópicos de tendência nos, bem como em sua comunidade local. Utilizando hashtags, sua marca pode se envolver em conversas com clientes em potencial e participar de discussões populares. As marcas de consumo costumam usar o Twitter para promover eventos em tempo real. O Twitter também anunciou em 2019 que os tweets agora aparecerão em resultados de pesquisa relevantes do Google, o que pode ajudar sua marca a ter uma classificação mais elevada nas SERPs. O Twitter oferece à sua marca muitas oportunidades de comunicação direta com seus consumidores e de responder a perguntas que eles possam ter sobre seus produtos.

TikTok

Em 2021, o TikTok tinha um bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Este aplicativo baseado em vídeo de formato reduzido promove conteúdo “viral” usando um algoritmo e hashtags semelhantes ao Instagram e incorpora música, vídeo e tendências para compartilhar mensagens de marca despreocupadas. Embora o maior grupo demográfico de usuários do TikTok tenha entre 16 e 24 anos, não é apenas uma tendência para a Geração Z. É uma das plataformas de mídia social de crescimento mais rápido e um paraíso de publicidade para pequenas empresas que buscam se tornar viral a partir de um vídeo.

Empresas dinâmicas utilizam bem as mídias sociais orgânicas e também suas ferramentas de publicidade.

Nossas Ferramentas Favoritas de Mídia Social Para Empresas

Manter uma presença eficaz na mídia social pode exigir muito planejamento, criatividade e tempo, o que pode ser complicado. E como tempo é dinheiro, aqui vai:

Aqui estão algumas de nossas ferramentas favoritas de mídia social que podem ajudá-lo a criar facilmente conteúdo novo e envolvente que seus seguidores procuram.

•          Sprout Social: a melhor ferramenta geral de gerenciamento de mídia social. Sprout Social é uma solução completa de gerenciamento social. Ele tem a melhor combinação de gerenciamento de mídia social e análise para atender às necessidades da maioria das SMBs. Sua plataforma oferece vários planos para caber em qualquer orçamento.

•          Canva: ferramenta de designer de mídia social. Canva é uma ferramenta em que muitos profissionais de marketing digital confiam para criar imagens de mídia social e conteúdo de marketing de ótima aparência. Você pode usar os modelos e ilustrações prontos para fazer suas imagens parecerem profissionais e se adequar à estética de sua marca com pouco esforço.

Para Concluir

Aproveitar as plataformas de mídia social como parte de sua estratégia de marketing pode parecer bastante trabalhoso se você não tiver um planejamento de marketing vigoroso. É essencial se envolver com seu público, ser ativo, desenvolver novas estratégias e acompanhar as tendências recentes para aumentar sua presença nas redes sociais. Ao entender seu público e quais plataformas eles usam (e por quê), você pode agilizar seus esforços e garantir que está gastando seu tempo e recursos construindo o conhecimento da marca nos lugares certos.

Lembre-se; o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra, por isso é essencial entender os objetivos da sua marca.

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Sumário
Presença nas Mídias Sociais: Estratégia Para Pequenas e Médias Empresas.
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Presença nas Mídias Sociais: Estratégia Para Pequenas e Médias Empresas.
Descrição
Aproveitar as plataformas de mídia social como parte de sua estratégia de marketing pode parecer bastante trabalhoso se você não tiver um planejamento de marketing vigoroso. É essencial se envolver com seu público, ser ativo, desenvolver novas estratégias e acompanhar as tendências recentes para aumentar sua presença nas redes sociais. Ao entender seu público e quais plataformas eles usam (e por quê), você pode agilizar seus esforços e garantir que está gastando seu tempo e recursos construindo o conhecimento da marca nos lugares certos. Lembre-se; o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra, por isso é essencial entender os objetivos da sua marca.
Autor
Oppag Propaganda e Marketing
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