Aquisição de clientes é algo complexo e sempre foi um dos principais desafios de qualquer tipo de Negócio. 6 Técnicas, quando bem orquestradas, podem facilitar esse desafio.

Desenvolver a estratégia certa para aquisição de clientes certos para a compra de um produto ou contratação de um serviço é um desafio contínuo enfrentado pelas industrias, empresas, governo, pessoas, políticos, associações clubes, e até ONGs.

Desenvolver um estratégia para aquisição de clientes é imperativo !!

Essa problemática nos leva à seguinte pergunta:

Qual é o ingrediente mais importante de uma estratégia bem sucedida de aquisição de clientes?

6 técnicas comentadas por 6 experts em Estratégia para Aquisição de Clientes apoiam na resposta desse desafio:

Conteúdo

O marketing de conteúdo é um complemento ideal para as vendas B2B. Há duas razões para isso:

  1. A natureza inerente ao processo de vendas B2B (um ciclo de vendas mais longo, menor pool de clientes em potencial, compras com preços mais altos e vários tomadores de decisão) requer múltiplos pontos de contato com um cliente em potencial.

  2. O “funil de vendas” B2B tradicional está evoluindo de um modelo linear previsível para um mercado muito mais diversificado e confuso, exigindo que os comerciantes constantemente lembrem os potenciais clientes de uma marca B2B através de novos e relevantes conteúdos em um número infinito de plataformas.

Utilizamos artigos em blogs, white papers, email marketing, eventos, assessoria de impresa, relações públicas, etc, para orientar os clientes na tomada de decisão.

Jeremy Durant

Na Bop Design, Jeremy Durant constrói relacionamentos com empresas que precisam de uma estratégia de marketing e branding, ajudando-os a desenvolver sua proposta de valor única e um perfil de cliente ideal. Antes de se juntar à Bop Design, Jeremy passou mais de 10 anos desenvolvendo soluções sob medida para empresas de diferentes indústrias como internet, biotecnologia, eletrônica, alimentos e bebidas.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é Conteúdo

Competência

Se você está construindo um negócio e deseja adquirir clientes, então, é essencial ser competente em seu campo. Você deve ter conhecimento aprofundado sobre o seu produto ou serviço:

  • benefícios;
  • preços;
  • serviços.

Aqui um bom Plano de Marketing é fundamental.

Cada negócio gira em torno de fornecer informações úteis para o seu público-alvo.

Você tem que ganhar a capacidade de responder perguntas genuinamente, satisfazendo desejos e necessidades dos clientes em potencial. Saiba tudo o que há para saber sobre o seu nicho, as tendências em seu segmento e seus concorrentes.

Assine revistas da sua indústria para acompanhar os últimos acontecimentos. É a sua competência em todos os aspectos do seu negócio que vai fazer você se diferenciar da concorrência.

Desafie, você e sua agência, a aprender tudo o que é possível sobre o seu negócio.

Seus clientes irão lhe respeitar e confiar em você.

Andrew Spence

Andrew Spence é autor de vários livros sobre marketing nas rede sociais, além de atuar como coach de marketing para pessoas e empresas. Ele também é cocriador e Diretor de Estratégia Digital e Brand da agência Jiggle Digital.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é Competência

Mensagem (Por que?)

Dizer o porquê é o componente central de qualquer estratégia de marketing.

Por que eles deveriam estar interessados? Isso precisa ser comunicado de forma eficaz e eficiente. Você deve ser capaz de resumir a sua mensagem, mostrando o que torna sua empresa única em uma frase.

Veja o exemplo da Apple: “pense diferente”.

Quando você sente que precisa de alguns minutos para explicar o que exatamente a sua empresa faz e como ela pode ajudar, você já os perdeu.

 

 

 

Simon Sinek

Simon ensina líderes e organizações a inspirar pessoas. Com um objetivo ousado para ajudar a construir um mundo em que a grande maioria das pessoas vai para casa todos os dias se sentindo completo e satisfeiro por seu trabalho, Simon está liderando um movimento para inspirar as pessoas a fazerem as coisas que as inspiram.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é: Por que?”

Outro vídeo de outro expert dizendo o Por quê…

 

 

Confiança

As pessoas têm uma forte inclinação para seguir o conselho – ou, no caso de vendas – fazer uma compra com alguém que sentem que podem confiar. Para qualquer produto ou serviço – incluindo aquela padaria que você frequenta por gostar do atendimento, mesmo seu preço sendo mais elevado – a confiança é um fator crucial.

Construir confiança é um processo lento, mas vale bem o tempo de investimento, porque o que você recebe de volta é uma lealdade que não pode ser comprada.

Idan Shpizear

Idan Shpizear é o proprietário e fundador da 911 Restoration.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é Confiança”

 

Excelência e Simplicidade

Mídias sociais? Não. Descontos? Não. Não para o crescimento a longo prazo.
Para a resposta correta, precisamos voltar ao topo do básico. No final do dia, o boca a boca continua sendo a melhor maneira para aumentar e reter clientes. E como fazer isso? É simples!

Ofereça um excelente serviço ao cliente.

As pessoas tendem a confundir componentes de execução de uma estratégia com realmente ter, de fato, uma estratégia. Você pode usar uma mídia social ou descontos como métodos de aumentar o valor para os clientes existentes, mas não no lugar do serviço ao cliente.

Nada é tão eficaz na obtenção de novos clientes do que fornecer valor para a sua base de clientes existentes.

Steve Zeitchik

Steve Zeitchik é um empreendedor em série e cofundador e CEO da Focal Point Strategies, uma empresa global de consultoria de desenvolvimento de negócios internacionais.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é Excelência”

 

Identificar o seu Público-Alvo

Quem são seus clientes? Pode soar clichê ou talvez até mesmo uma aula introdutória de vendas, mas veja se isso faz sentido para você.

Se você não sabe quem é o seu público-alvo, como criará estratégias que atrairão potenciais consumidores para conhecerem seus produtos ou serviços?

Liam Brown

Liam Brown é o fundador da Sidestep Coaching. Ele construiu 3 empresas de sucesso e passou mais de 8 anos atuando como palestrante profissional. Vendo uma lacuna nos setores baseados em serviços, Liam aplicou seus programas exclusivos e sistemas de coaching para enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades destes mercados.

“O ingrediente mais importante para uma estratégia de aquisição de clientes de sucesso é: Conheça Seu Cliente”

 

Fonte imagen: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/administracao/lideranca/harvard-business-review-on-making-smart-decisions-22357570

 

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