As pesquisas tais como “perto de mim” cresceram 440%. Ainda de acordo com o Google, 4 em cada 5 pessoas usam o buscador nos Smartphones para encontrar informações da região onde estão, como o horário de funcionamento de uma loja, endereço, número de telefone, opinião de outros usuários, horários de pico e muito mais.

Neste cenário, tão importante quanto ter um site compatível com Smartphones e bem indexado no Google, é preciso ter seu negócio disponível nos mapas on-line, com informações atualizadas e otimizadas, para potencializar seu alcance para consumidores que necessitam dos seus produtos e serviços.

Comportamento do Consumidor

Necessidade, imediatismo, respostas rápidas. Essas e outras razões contribuem para a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos. Os smartphones são peças fundamentais nesse processo, com eles conseguimos encontrar quase tudo o que procuramos, ter acesso às informações que necessitamos e, mais importante, saber onde ir para satisfazer nosso desejo de consumo. Três em cada quatro usuários utilizam o smartphone para fazer uma pesquisa, antes de qualquer outra ação, para tratar de uma necessidade básica e 79% dos usuários de smartphone esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet.

Consumo Imediato

Os consumidores estão tomando decisões imediatas, com base nas suas pesquisas locais. O interesse de busca por termos como “aberto agora” e “24 horas” triplicou nos últimos anos.

Crescimento de buscas por “Aberto agora” no Brasil:

Exemplos dessas buscas:


Crescimento de buscas por “24 horas” no Brasil

Quando olhamos para essas buscas identificamos diversos momentos no dia-a-dia do usuário, desde decisões corriqueiras até emergências.

  • Pizzaria aberta agora
  • Farmácia 24 horas
  • Mercado aberto agora

Mais do que locais, os usuários procuram respostas rápidas para suas necessidades. Em 2016 as buscas contendo “perto de mim” cresceram 440%.


Jornada multicanal

Um levantamento da Provokers, encomendado pelo Google, mostra que a jornada de compra do usuário não depende de ele estão na rua e ter uma necessidade, ela passa por diversos canais, on-line e off-line:

  • 96% pesquisam on-line antes de decidir em que loja física vão comprar.
  • 95% pesquisam on-line para escolher os produtos antes de comprar em uma loja física.
  • 87% checam on-line se a loja física possui o produto que querem comprar.
  • 66% já compraram on-line e retiraram na loja física.

Marketing Digital para Empresas que Atendem Consumidores Locais

A Opp.ag apoia negócios em unir a necessidade dos usuários com as respostas que o mercado proporciona. Promove o gerenciamento completo e em tempo real de qualquer negócio, desde o cadastro, atualizações e monitoramento até a otimização de cada local, no Google, Bing e Facebook.

Utilizando as técnicas de otimização e melhores práticas para cadastro de cada local em serviços de local business é possível atingir resultados bastante representativos de clientes que passam a encontrar mais o seu negócio nos resultados de busca além de ampliar a presença digital da sua marca.

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